segunda-feira, junho 09, 2025

Ora agora conto eu...


Uma manhã de histórias com o 2ºA .... e que bem nos fez à alma!

 

 "A Floresta Perlimpimpim", não é só uma floresta mágica, é sobretudo uma floresta onde os animais, apesar das suas diferenças, sabem organizar-se para se defenderem dos caçadores. E fazem deste movimento de defesa uma oferta de possibilidades criativas. Por causa da presença eminente dos caçadores, os animais reúnem-se e conversam, reconhecem como podem ajudar-se mutuamente, manifestam os seus sentimentos de receio e de confiança, definem os seus papéis na floresta e, sobretudo, divertem-se "à brava" com pozinhos de perlimpimpim.
Mais do que uma história de animais, esta é uma parábola de como o encontro com os outros e o trabalho colaborativo pode ser fonte de alegria e de convivialidade. E esta talvez seja a verdadeira magia da vida e estes talvez sejam os necessários pozinhos de perlimpimpim que urge colocar na "floresta" da vida moderna. A Floresta é um texto simples e belo, para ser lido e contado, magnificamente ilustrado por Anabela Dias que lhe emprestou toda a sua arte e criatividade.


E ainda houve tempo para fazermos um barquinho de papel! 

 

 Este é o tradicional barquinho de papel que a maioria das pessoas aprende a fazer na infância e esquecem o passo a passo, quando ficam adultos.

 

 

 

" A casa assombrada da minha avó " 

É um sítio um bocadinho especial, esconde muitas surpresas…
Repara bem em todos os pormenores, mas, tem cuidado, podes apanhar mais do que um susto!
E, acima de tudo, lembra-te:
Olha para o céu quando escurecer… 

 


 

" O livro do verão "

O tempo está quente, a fruta, madura, a praia tem gente e a noite é uma pintura. Não sentem no ar? Cheira a verão, a dias sem fim. Venham daí, tragam baldes e ancinhos, e preparem-se para pôr o pé na areia.

Com o barulho das ondas a acompanhar, foi o verão escrito pela Joana Barata e ilustrado pela Mariana Soares.

 

 





Sem comentários:

Enviar um comentário