terça-feira, setembro 30, 2025

Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias

 

 

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual promovida pela IASL – International Association of School Librarianship.



Um momento para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares e mostrar que são centros vitais de aprendizagem, cultura e cidadania.


O mote lançado para este ano convida a refletir sobre o presente e o futuro:

 “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”


Para apoiar as escolas nesta reflexão, a Rede de Bibliotecas Escolares sugere um conjunto de atividades diferenciadas por níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao secundário. Nelas, as crianças e jovens são convidados a:


🔸 Ler e comparar histórias de autores humanos e de Inteligência Artificial

🔸 Debater o papel da criatividade, da literatura e da arte na era digital

🔸 Experimentar a escrita com recurso a prompts

🔸 Partilhar opiniões em murais, textos coletivos ou podcasts


Mais do que propor respostas, o desafio é abrir espaço a perguntas essenciais:


O que é a originalidade?

A IA pode substituir escritores e ilustradores?

Qual será o papel das bibliotecas no futuro das histórias?


 Conheça todas as propostas no portal RBE

 https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html

Palavras que acolhem

 

O futuro da escola voltará a ser dos livros


Apanhar um som no ar. E guardá-lo na memória. Atribuir-lhe uma forma. E desenhá-lo, primeiro, com dificuldade, prolongando o braço sobre um lápis que se agarra de mão cheia. Depois, deixando o movimento escorregar para a ponta dos dedos, entregá-lo a uma espécie de dança, que liga o punho à superfície do papel. Finalmente, levado pela sua leveza, guarda-se o som numa forma; num desenho. Para que, por fim, se vá do áudio ao visual e do sensorial ao abstrato. 



Aprender com o corpo, aprender a pensar com o corpo, permite que se perceba que a atenção é uma consensual idade de sentidos. E que corpo e pensamento aprendem embrenhados um no outro. Aprender com o corpo é assumir um perpétuo movimento com que se vai dos sentidos e dos sentimentos àquilo com se discorre e se abstrai. Com que se liga e sintetiza. A motricidade é a melhor amiga da leitura. 


A leitura não vive sem a escrita. A escrita precisa da interpretação. A leitura carece da motricidade. A escrita da atenção. Quanto menos motricidade menos atenção. Quanto menor for a paciência entre aquilo que se escuta e os pequenos remoinhos que fazem com que isso se mexa dentro nós, menos se cogita e conjetura. Menos se imagina. Menos se ergue e reconstrói. Menos se vai da espera à construção. Menos se procura. Pior se compreende.


É por isto que o uso predominante do digital no primeiro ciclo não é tão razoável como parece. Aprender a leitura sem ela se desenhar a partir da escrita antes aguça a distância entre se ter um peixe e ensinar-se a pescá-lo. Enquanto países como a Noruega e a Suécia regressam aos livros físicos, em Portugal o numero de tablets nas escolas vai crescendo. E isso é mau. 


O livro faz com que a palavra seja o guardião do movimento. A leitura abre-o à escrita. A escrita simplifica a leitura. Tudo começa nos sons que se escutam e se apanham no ar. Tudo termina no corpo com que eles se desenham. Tudo se resume aos  movimentos do silêncio com que, de cada vez que se leem, se escreve a liberdade.


Eduardo Sá 

Imagem: Pinterest

sexta-feira, setembro 26, 2025

Uma Visita Criativa à Biblioteca


Hoje, a turma do 1.º A, acompanhada pela Professora Dulce, teve uma manhã muito
especial na Biblioteca Escolar! 🌟

Iniciámos a atividade com a escuta atenta de um guia sobre o Outono, onde aprendemos mais sobre esta estação tão bonita e cheia de cores quentes. 🍁🍂 As crianças ficaram encantadas ao descobrir como a natureza muda nesta altura do ano!

Depois, foi tempo de pôr mãos à obra — literalmente! 

Cada aluno desenhou a sua "mãozinha" numa folha, que depois foi transformada numa árvore de Outono cheia de criatividade. Pintaram e colaram papéis coloridos, dando vida a folhas amarelas, laranjas e vermelhas. A atividade de Expressão Plástica permitiu que todos expressassem a sua imaginação e celebrassem o espírito desta estação.

Foi uma manhã cheia de aprendizagem, arte e diversão! 

Parabéns aos pequenos artistas do 1.º A pelo entusiasmo e pelos lindos trabalhos que encheram a Biblioteca de cor e alegria!



 

Dia Europeu das Línguas

Hoje 26 de setembro celebra-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia para valorizar a diversidade linguística como património comum da Europa.


Em 2025, o tema “Línguas para a Paz” reforça a importância do plurilinguismo como ponte para a convivência, a inclusão e a democracia.


As Bibliotecas Escolares desempenham um papel central nesta celebração: são espaços de encontro com diferentes línguas e culturas, através de livros, clubes de leitura, projetos e atividades que promovem a literacia e o diálogo intercultural.


No Blogue RBE e no Portal RBE encontra várias sugestões e recursos para dinamizar esta data e apoiar os alunos no contacto com novos idiomas e culturas.


https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html


 

quinta-feira, setembro 25, 2025

Histórias que ganham vida na voz dos nossos alunos!

 

No âmbito do Projeto “Ora agora conto eu”, inserido na Ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do nosso Agrupamento, continuamos a dar voz aos nossos pequenos grandes leitores.

Hoje foi um dia especial, com duas leituras muito animadas que encantaram quem teve o prazer de ouvir!

A  Anita brindou-nos com a divertida história “Quem soltou o Pum?”, provocando muitas gargalhadas e despertando a curiosidade de todos com as peripécias do Pum – um cão muito... atrevido!

 De seguida, dois alunos juntaram-se para dar vida ao irreverente “O Livro com fome”, numa leitura a duas vozes que prendeu a atenção do início ao fim. O entusiasmo dos leitores contagiou toda a audiência!

Este projeto pretende não só desenvolver competências de leitura e expressão oral, como também estimular o gosto pelos livros e pela partilha de histórias. Os nossos alunos mostram que ler pode (e deve!) ser um momento de prazer, criatividade e interação.

Parabéns a todos os envolvidos! Continuamos juntos nesta aventura de ler, contar e encantar!


 

quarta-feira, setembro 24, 2025

Projeto "Ora agora conto eu" – Visita do 2.ºA


 No âmbito do Projeto “Ora agora conto eu”, integrado na Ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento, foi realizada hoje a leitura da história
“Como ser um leão”
à turma do 2.º A.

A atividade contou com o acompanhamento do Professor Pedro Brito e decorreu em articulação com a comemoração do Dia Mundial do Animal

proporcionando aos alunos um momento de reflexão sobre valores como a amizade, a aceitação da diferença e o respeito pelos animais.

terça-feira, setembro 23, 2025

Projeto "Ora agora conto eu" – Visita do 1.ºA


 

 

Hoje recebemos a visita da turma do 1.ºA, acompanhada pelo Professor Daniel, no âmbito do nosso Projeto "Ora agora conto eu", integrado na ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento, foi realizada a leitura da história Abre com muito cuidado".


 A história despertou a curiosidade e o entusiasmo das crianças. Através da magia dos livros, viajámos juntos pelo imaginário, vivendo momentos de partilha, atenção e alegria.

Depois da leitura, os alunos tiveram ainda oportunidade de dar asas à criatividade, colorir um crocodilo, que depois se irá transformar num divertido marcador de livros.

 

 
Para além de estimular a motricidade fina e a imaginação, esta atividade reforçou a importância da leitura e do cuidado com os livros, incentivando cada criança a continuar a explorar novas histórias.   
Foi um momento especial, onde a leitura e a criatividade andaram de mãos dadas, deixando sorrisos e vontade de descobrir novas histórias!
Foi um momento especial, onde a leitura e a criatividade andaram de mãos dadas, deixando sorrisos e vontade de descobrir novas histórias!


segunda-feira, setembro 22, 2025

Bem-vindo Outono


 

Era uma vez uma folhinha amarela pequenina que vivia numa grande árvore. Gostava de sonhar e, mais do que tudo, queria ser útil a alguém. Um dia, uma menina solitária passou junto da árvore. Não tinha amigos com quem brincar e suspirava baixinho, desejando ter um baloiço para voar pelo ar. A folhinha, ao ouvir aquele suspiro, ficou com o coração apertado. Queria tanto poder ajudar a menina! Foi então que apareceu uma fada que costumava visitar a floresta em segredo.


- Vejo bondade no teu coração, pequena folhinha - disse a fada com um sorriso. 

Se é teu desejo dar alegria, eu concedo-te este dom.


Com um toque mágico da sua varinha, a fada fez a folhinha crescer, crescer, até se tornar larga e forte. Assim nasceu um assento macio, suspenso pelas cordas que a própria fada prendeu ao tronco da árvore. Quando a menina viu o baloiço, os seus olhos brilharam. Sentou-se nele e começou a balançar, rindo com a leveza do vento. Nesse instante, já não estava sozinha, porque a folhinha era agora a sua companheira de brincadeiras. E assim, graças ao desejo de uma pequena folha e ao encanto de uma fada, nasceu uma amizade que enchia a floresta de alegria, todos os fins de tarde.



E é isto!


Sofia Pinto, Entre Tachos, Fraldas e Livros

sexta-feira, setembro 19, 2025

Palavras que acolhem

  

Contamos histórias quando pensamos e  quando sonhamos... Contamos histórias quando espiolhamos, mexericamos e quando coscuvilhamos... Contamos histórias para adormecer... São as histórias que nos devolvem a nós e nos despertam... E contamos histórias a dormir! 

 

 

Contamos histórias aos nossos filhos... E, todos nós, crescemos a "encher de histórias" os nossos pais. Ah!, e, já agora, somos quem somos em função de várias histórias de amor... Aliás, vendo bem, o nosso amor não passa de episódios, de personagens e de enredos... E, tudo isso junto, são histórias... Histórias preciosas. Com pessoas (únicas!!) lá dentro.  

A História, ela própria, faz-se de histórias...

 As viagens dão-nos histórias, e os momentos de família são uma história, que conhecemos bem, à qual se acrescenta sempre mais um bocadinho...Mais uma história!

As brincadeiras são fábricas de histórias e até os segredos são histórias (que se sussurram), também. 

As cartas de amor são histórias - propositadamente, delicadamente e "amantemente" - escritas só para nós... E o que são, senão histórias, as historietas patetas, com que nos rimos, sempre que as inventámos, ao namorarmos a vida? 

 Não temos memória(s) quando nos faltam histórias... As histórias esmiúçam a vida porque lhe dão sentimentos... As histórias trazem-nos marcos... Sem elas falta-nos vida!

Com as histórias não deixamos de ser partículas que resultaram da mais absoluta improbabilidade... Somos um acaso, sim; mas com história! E são as histórias, quando as partilhamos, que nos fazem sair de nós e nos tornam pessoas.

 

Não, as histórias não são importantes; são indispensáveis! Entre os 0 e os 100! Escutar histórias... Contar histórias... Passar a vida por dentro das histórias... Por isso, deixemo-nos de histórias, sim?… As histórias são insubstituíveis! Na verdade, respiramos histórias... Contar histórias é como rezar... Confiamo-nos a alguém que nos escuta... Vendo bem, quem não conta histórias ainda não descobriu que sabe amar!


Eduardo Sá

Ilustração de Rita Cardelli



Primeira visita à Biblioteca


 Uma manhã de magia com a história 

“Abre com Cuidado”  

Hoje, tivemos o prazer de receber pela primeira vez na nossa biblioteca a turma do 1ºA, acompanhada pela professora Dulce Lopes. Foi uma experiência única e muito especial para todos nós! A turma chegou cheia de energia e curiosidade, pronta para embarcar  numa viagem literária.
 

A história escolhida para esta sessão foi Abre com Cuidado" uma obra fantástica que cativou os pequenos desde as primeiras páginas. A narrativa envolvente e as ilustrações coloridas criaram o cenário perfeito para estimular a imaginação dos alunos, que ouviram atentamente cada palavra, interagindo com entusiasmo e abrindo suas mentes para o universo da leitura.

A professora Dulce Lopes, sempre tão dedicada, contribuiu para tornar o momento ainda mais especial, incentivando as crianças a refletirem sobre a história e a expressarem as suas impressões. Foi uma verdadeira troca de ideias que, sem dúvida, despertou ainda mais o gosto pela leitura!

Este foi apenas o primeiro de muitos momentos que esperamos compartilhar com as turmas da nossa escola, no âmbito do nosso projeto "Ora agora conto eu" que se insere na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.  

 

Agradecemos à professora Dulce e aos alunos do 1ºA pela visita encantadora e pelo ótimo momento que passamos juntos.

 

Que venham mais leituras, mais histórias e mais crianças a explorarem  o maravilhoso mundo dos livros!


quinta-feira, setembro 18, 2025

O Regresso à Biblioteca


Histórias que Fazem Crescer! 

Hoje, a nossa biblioteca voltou a encher-se de alegria com a visita da turma do 3ºA, acompanhada pela Professora Ana Bela Ferreira. Foi com grande satisfação que os recebemos novamente – já tínhamos saudades destes pequenos grandes leitores!

Durante a visita, foram lidas duas histórias muito especiais. A primeira,Começa numa semente , foi contada pela Anita e encantou os alunos com a beleza do ciclo da natureza e o poder do crescimento. A segunda história,O que fazer com uma ideia? , foi partilhada por dois alunos da turma, numa leitura envolvente que mostrou como uma simples ideia pode transformar o mundo.
O projeto "Ora agora conto eu"  insere-se  na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.   
Foi uma manhã de partilha, imaginação e reflexão – e mais uma prova de que a leitura tem o poder de inspirar, ensinar e unir. 
 Ficamos muito felizes por voltar a acolher o 3ºA na biblioteca e esperamos por novas visitas recheadas de histórias!
 

Palavras que acolhem

 
 
 
 Gestos simples que podem fazer a diferença! ❤️
 
 

 

terça-feira, setembro 16, 2025

A primeira visita à Biblioteca!


Foi com grande entusiasmo que recebemos a turma do 1ºB, acompanhada pelo Professor Daniel Lopes e pela Professora de Apoio Zezinha, na nossa biblioteca. As crianças, ansiosas e curiosas, tiveram o privilégio de vivenciar a magia das histórias com a leitura da obra "O Cuquedo".

A história, cheia de surpresas e personagens encantadoras, divertiu e cativou os pequenos leitores. Cada página lida foi uma nova descoberta, e as risadas não faltaram durante a sessão. O Cuquedo, com o seu jeito engraçado e travesso, conquistou de imediato a atenção das crianças, que participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo com a narrativa.

Esta visita marca o início de muitas outras que esperamos, com a missão de fomentar o gosto pela leitura desde cedo, criando memórias e incentivando a imaginação. 

O projeto "Ora agora conto eu"  insere-se  na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.   

Estamos ansiosos para mais momentos como este, onde a biblioteca se torna o lugar perfeito para aprender e se divertir!


segunda-feira, setembro 15, 2025