terça-feira, setembro 30, 2025

MIBE2025

 

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual promovida pela IASL – International Association of School Librarianship.



Um momento para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares e mostrar que são centros vitais de aprendizagem, cultura e cidadania.


O mote lançado para este ano convida a refletir sobre o presente e o futuro:

 “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”


Para apoiar as escolas nesta reflexão, a Rede de Bibliotecas Escolares sugere um conjunto de atividades diferenciadas por níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao secundário. Nelas, as crianças e jovens são convidados a:


🔸 Ler e comparar histórias de autores humanos e de Inteligência Artificial

🔸 Debater o papel da criatividade, da literatura e da arte na era digital

🔸 Experimentar a escrita com recurso a prompts

🔸 Partilhar opiniões em murais, textos coletivos ou podcasts


Mais do que propor respostas, o desafio é abrir espaço a perguntas essenciais:


O que é a originalidade?

A IA pode substituir escritores e ilustradores?

Qual será o papel das bibliotecas no futuro das histórias?


 Conheça todas as propostas no portal RBE

 https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html

sexta-feira, setembro 26, 2025

Uma Visita Criativa à Biblioteca


Hoje, a turma do 1.º A, acompanhada pela Professora Dulce, teve uma manhã muito
especial na Biblioteca Escolar! 🌟

Iniciámos a atividade com a escuta atenta de um guia sobre o Outono, onde aprendemos mais sobre esta estação tão bonita e cheia de cores quentes. 🍁🍂 As crianças ficaram encantadas ao descobrir como a natureza muda nesta altura do ano!

Depois, foi tempo de pôr mãos à obra — literalmente! 

Cada aluno desenhou a sua "mãozinha" numa folha, que depois foi transformada numa árvore de Outono cheia de criatividade. Pintaram e colaram papéis coloridos, dando vida a folhas amarelas, laranjas e vermelhas. A atividade de Expressão Plástica permitiu que todos expressassem a sua imaginação e celebrassem o espírito desta estação.

Foi uma manhã cheia de aprendizagem, arte e diversão! 

Parabéns aos pequenos artistas do 1.º A pelo entusiasmo e pelos lindos trabalhos que encheram a Biblioteca de cor e alegria!



 

Dia Europeu das Línguas

Hoje 26 de setembro celebra-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia para valorizar a diversidade linguística como património comum da Europa.


Em 2025, o tema “Línguas para a Paz” reforça a importância do plurilinguismo como ponte para a convivência, a inclusão e a democracia.


As Bibliotecas Escolares desempenham um papel central nesta celebração: são espaços de encontro com diferentes línguas e culturas, através de livros, clubes de leitura, projetos e atividades que promovem a literacia e o diálogo intercultural.


No Blogue RBE e no Portal RBE encontra várias sugestões e recursos para dinamizar esta data e apoiar os alunos no contacto com novos idiomas e culturas.


https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html


 

quinta-feira, setembro 25, 2025

Histórias que ganham vida na voz dos nossos alunos!

 

No âmbito do Projeto “Ora agora conto eu”, inserido na Ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do nosso Agrupamento, continuamos a dar voz aos nossos pequenos grandes leitores.

Hoje foi um dia especial, com duas leituras muito animadas que encantaram quem teve o prazer de ouvir!

A  Anita brindou-nos com a divertida história “Quem soltou o Pum?”, provocando muitas gargalhadas e despertando a curiosidade de todos com as peripécias do Pum – um cão muito... atrevido!

 De seguida, dois alunos juntaram-se para dar vida ao irreverente “O Livro com fome”, numa leitura a duas vozes que prendeu a atenção do início ao fim. O entusiasmo dos leitores contagiou toda a audiência!

Este projeto pretende não só desenvolver competências de leitura e expressão oral, como também estimular o gosto pelos livros e pela partilha de histórias. Os nossos alunos mostram que ler pode (e deve!) ser um momento de prazer, criatividade e interação.

Parabéns a todos os envolvidos! Continuamos juntos nesta aventura de ler, contar e encantar!


 

quarta-feira, setembro 24, 2025

Projeto "Ora agora conto eu" – Visita do 2.ºA


 No âmbito do Projeto “Ora agora conto eu”, integrado na Ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento, foi realizada hoje a leitura da história
“Como ser um leão”
à turma do 2.º A.

A atividade contou com o acompanhamento do Professor Pedro Brito e decorreu em articulação com a comemoração do Dia Mundial do Animal

proporcionando aos alunos um momento de reflexão sobre valores como a amizade, a aceitação da diferença e o respeito pelos animais.

terça-feira, setembro 23, 2025

Projeto "Ora agora conto eu" – Visita do 1.ºA


 

 

Hoje recebemos a visita da turma do 1.ºA, acompanhada pelo Professor Daniel, no âmbito do nosso Projeto "Ora agora conto eu", integrado na ação n.º 1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento, foi realizada a leitura da história Abre com muito cuidado".


 A história despertou a curiosidade e o entusiasmo das crianças. Através da magia dos livros, viajámos juntos pelo imaginário, vivendo momentos de partilha, atenção e alegria.

Depois da leitura, os alunos tiveram ainda oportunidade de dar asas à criatividade, colorir um crocodilo, que depois se irá transformar num divertido marcador de livros.

 

 
Para além de estimular a motricidade fina e a imaginação, esta atividade reforçou a importância da leitura e do cuidado com os livros, incentivando cada criança a continuar a explorar novas histórias.   
Foi um momento especial, onde a leitura e a criatividade andaram de mãos dadas, deixando sorrisos e vontade de descobrir novas histórias!
Foi um momento especial, onde a leitura e a criatividade andaram de mãos dadas, deixando sorrisos e vontade de descobrir novas histórias!


segunda-feira, setembro 22, 2025

Bem-vindo Outono


 

Era uma vez uma folhinha amarela pequenina que vivia numa grande árvore. Gostava de sonhar e, mais do que tudo, queria ser útil a alguém. Um dia, uma menina solitária passou junto da árvore. Não tinha amigos com quem brincar e suspirava baixinho, desejando ter um baloiço para voar pelo ar. A folhinha, ao ouvir aquele suspiro, ficou com o coração apertado. Queria tanto poder ajudar a menina! Foi então que apareceu uma fada que costumava visitar a floresta em segredo.


- Vejo bondade no teu coração, pequena folhinha - disse a fada com um sorriso. 

Se é teu desejo dar alegria, eu concedo-te este dom.


Com um toque mágico da sua varinha, a fada fez a folhinha crescer, crescer, até se tornar larga e forte. Assim nasceu um assento macio, suspenso pelas cordas que a própria fada prendeu ao tronco da árvore. Quando a menina viu o baloiço, os seus olhos brilharam. Sentou-se nele e começou a balançar, rindo com a leveza do vento. Nesse instante, já não estava sozinha, porque a folhinha era agora a sua companheira de brincadeiras. E assim, graças ao desejo de uma pequena folha e ao encanto de uma fada, nasceu uma amizade que enchia a floresta de alegria, todos os fins de tarde.



E é isto!


Sofia Pinto, Entre Tachos, Fraldas e Livros

sexta-feira, setembro 19, 2025

Palavras que acolhem

  

Contamos histórias quando pensamos e  quando sonhamos... Contamos histórias quando espiolhamos, mexericamos e quando coscuvilhamos... Contamos histórias para adormecer... São as histórias que nos devolvem a nós e nos despertam... E contamos histórias a dormir! 

 

 

Contamos histórias aos nossos filhos... E, todos nós, crescemos a "encher de histórias" os nossos pais. Ah!, e, já agora, somos quem somos em função de várias histórias de amor... Aliás, vendo bem, o nosso amor não passa de episódios, de personagens e de enredos... E, tudo isso junto, são histórias... Histórias preciosas. Com pessoas (únicas!!) lá dentro.  

A História, ela própria, faz-se de histórias...

 As viagens dão-nos histórias, e os momentos de família são uma história, que conhecemos bem, à qual se acrescenta sempre mais um bocadinho...Mais uma história!

As brincadeiras são fábricas de histórias e até os segredos são histórias (que se sussurram), também. 

As cartas de amor são histórias - propositadamente, delicadamente e "amantemente" - escritas só para nós... E o que são, senão histórias, as historietas patetas, com que nos rimos, sempre que as inventámos, ao namorarmos a vida? 

 Não temos memória(s) quando nos faltam histórias... As histórias esmiúçam a vida porque lhe dão sentimentos... As histórias trazem-nos marcos... Sem elas falta-nos vida!

Com as histórias não deixamos de ser partículas que resultaram da mais absoluta improbabilidade... Somos um acaso, sim; mas com história! E são as histórias, quando as partilhamos, que nos fazem sair de nós e nos tornam pessoas.

 

Não, as histórias não são importantes; são indispensáveis! Entre os 0 e os 100! Escutar histórias... Contar histórias... Passar a vida por dentro das histórias... Por isso, deixemo-nos de histórias, sim?… As histórias são insubstituíveis! Na verdade, respiramos histórias... Contar histórias é como rezar... Confiamo-nos a alguém que nos escuta... Vendo bem, quem não conta histórias ainda não descobriu que sabe amar!


Eduardo Sá

Ilustração de Rita Cardelli



Primeira visita à Biblioteca


 Uma manhã de magia com a história 

“Abre com Cuidado”  

Hoje, tivemos o prazer de receber pela primeira vez na nossa biblioteca a turma do 1ºA, acompanhada pela professora Dulce Lopes. Foi uma experiência única e muito especial para todos nós! A turma chegou cheia de energia e curiosidade, pronta para embarcar  numa viagem literária.
 

A história escolhida para esta sessão foi Abre com Cuidado" uma obra fantástica que cativou os pequenos desde as primeiras páginas. A narrativa envolvente e as ilustrações coloridas criaram o cenário perfeito para estimular a imaginação dos alunos, que ouviram atentamente cada palavra, interagindo com entusiasmo e abrindo suas mentes para o universo da leitura.

A professora Dulce Lopes, sempre tão dedicada, contribuiu para tornar o momento ainda mais especial, incentivando as crianças a refletirem sobre a história e a expressarem as suas impressões. Foi uma verdadeira troca de ideias que, sem dúvida, despertou ainda mais o gosto pela leitura!

Este foi apenas o primeiro de muitos momentos que esperamos compartilhar com as turmas da nossa escola, no âmbito do nosso projeto "Ora agora conto eu" que se insere na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.  

 

Agradecemos à professora Dulce e aos alunos do 1ºA pela visita encantadora e pelo ótimo momento que passamos juntos.

 

Que venham mais leituras, mais histórias e mais crianças a explorarem  o maravilhoso mundo dos livros!


quinta-feira, setembro 18, 2025

O Regresso à Biblioteca


Histórias que Fazem Crescer! 

Hoje, a nossa biblioteca voltou a encher-se de alegria com a visita da turma do 3ºA, acompanhada pela Professora Ana Bela Ferreira. Foi com grande satisfação que os recebemos novamente – já tínhamos saudades destes pequenos grandes leitores!

Durante a visita, foram lidas duas histórias muito especiais. A primeira,Começa numa semente , foi contada pela Anita e encantou os alunos com a beleza do ciclo da natureza e o poder do crescimento. A segunda história,O que fazer com uma ideia? , foi partilhada por dois alunos da turma, numa leitura envolvente que mostrou como uma simples ideia pode transformar o mundo.
O projeto "Ora agora conto eu"  insere-se  na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.   
Foi uma manhã de partilha, imaginação e reflexão – e mais uma prova de que a leitura tem o poder de inspirar, ensinar e unir. 
 Ficamos muito felizes por voltar a acolher o 3ºA na biblioteca e esperamos por novas visitas recheadas de histórias!
 

Palavras que acolhem

 
 
 
 Gestos simples que podem fazer a diferença! ❤️
 
 

 

terça-feira, setembro 16, 2025

A primeira visita à Biblioteca!


Foi com grande entusiasmo que recebemos a turma do 1ºB, acompanhada pelo Professor Daniel Lopes e pela Professora de Apoio Zezinha, na nossa biblioteca. As crianças, ansiosas e curiosas, tiveram o privilégio de vivenciar a magia das histórias com a leitura da obra "O Cuquedo".

A história, cheia de surpresas e personagens encantadoras, divertiu e cativou os pequenos leitores. Cada página lida foi uma nova descoberta, e as risadas não faltaram durante a sessão. O Cuquedo, com o seu jeito engraçado e travesso, conquistou de imediato a atenção das crianças, que participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo com a narrativa.

Esta visita marca o início de muitas outras que esperamos, com a missão de fomentar o gosto pela leitura desde cedo, criando memórias e incentivando a imaginação. 

O projeto "Ora agora conto eu"  insere-se  na ação n.º1 do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento.   

Estamos ansiosos para mais momentos como este, onde a biblioteca se torna o lugar perfeito para aprender e se divertir!


segunda-feira, setembro 15, 2025

terça-feira, junho 24, 2025

A noite na escola dos nossos Finalistas, a dormirem com os livros....

  No passado dia 20, os alunos do 4ºano da  turma B,  passaram a noite na escola...e dormiram na nossa Biblioteca! 

Foi uma noite  muito animada!


 

 

 "No meio dos livros, um sono sereno, a biblioteca embala sonhos de um pequeno leitor." 

 


 

"Entre páginas e capas, o sono chega, um abraço aconchegante dos contos."

 

 

"A criança e o livro, um par perfeito, unidos em um sono profundo, na sala de leitura."  

 


 

"Na biblioteca, o sono é doce, as histórias sussurradas pelas páginas, um convite à imaginação." 

 

 

 "O livro como travesseiro, a biblioteca como ninho, a criança dorme, embalada pela magia da leitura."

 


 

segunda-feira, junho 23, 2025

Sessão de cinema " Cantar "

 Hoje, na nossa Biblioteca tivemos sessão de cinema com direito a pipocas !😊😋

 

 

Filme" Cantar " 

Netflix 



 

Em "Cantar!" ("Sing!" no original) o protagonista é um koala otimista chamado Buster, dono de um teatro. O negócio já viu melhores dias, por isso, decide organizar um concurso de canto. É como se fosse o "The Voice Portugal", mas com animais e os habitantes da cidade não perdem a oportunidade de mostrar os seus dotes vocais.

 O otimista koala Buster está determinado a salvar o seu teatro apesar do pouco público, das más críticas e das dívidas acumuladas. Para tal, decide  produzir o maior concurso musical do mundo.

 Rosita é uma dona de casa altruísta e mãe de 25 leitões que quer algo mais da vida. Escolhida para a final, será a parceira de Gunter, um porco alemão que assume a missão de libertar os dons incríveis e a diva escondida em Rosita.

 Meena é um prodígio vocal escondido numa tímida elefante adolescente com um devastador medo ao palco. Após falhar a sua audição, consegue que Buster lhe dê emprego nos bastidores enquanto a ajuda a superar a ansiedade e enfrentar os seus receios.

 A porco-espinho roqueira Ash vai ao casting com o namorado, o insuportável e egoísta Lance, mas só Ash é escolhida. Nos ensaios, a sua personalidade rebelde coloca-a constantemente em desacordo com Buster, que a vê como uma princesa pop. Ao mesmo tempo, Ash quer escrever as suas próprias canções de rock autêntico e refletir o seu estilo único.

 Um rato egocêntrico e ganancioso, Mike também é um músico de jazz com formação clássica que canta como Sinatra. Adora dinheiro, poder e luxo. Vai arranjar sarilhos, por se meter com quem não deve.

 Johnny é um gorila sensível, com uma magnífica voz, cuja paixão pela música entra em choque com o grupo de gangsters assaltantes de bancos liderados pelo pai. Johnny quer ser cantor, mas teme a sua reação e assume uma vida dupla.

 Gunter adora os seus fatinhos de lycra e é um poço de energia que canta e dança sem parar. Parceiro em palco de Rosita, encoraja-a a soltar-se para revelar todo o seu potencial.

 A ovelha negra da sua riquíssima família. Após anos a ser mimado obrigou-se a ir viver para o anexo da piscina de forma a ser um pouco mais independente e responsável, mas continua a passar os dias a nadar e a jogar. Apesar disso, tem uma personalidade adorável e é um amigo leal de Buster.

 Pai de Johnny e ameaçador líder de um grupo de assaltantes, fica furioso ao descobrir que o filho quer ser cantor.

 A avó de Eddie é uma antiga estrela da canção. Foram os seus espectáculos que inspiraram o amor de Buster ao teatro. Reformada, vive na sua enorme mansão e não vai ser facilmente convencida pelos apelos do koala que necessita de apoio financeiro.

 A empregada de longa data de Buster é uma lagarto com alguma idade e a tendência para perder o seu olho de vidro. Muito desastrada, no entanto é de uma fidelidade e empenho a toda a prova.

 

https://filmspot.pt/artigo/apresentamos-lhe-as-personagens-e-vozes-portuguesas-do-filme-de-animacao-cantar-9366/ 

sexta-feira, junho 20, 2025

Ora agora conto eu...

Hoje, recebemos na nossa Biblioteca a turma do 2ºA , que veio ouvir uma história mágica e cheia de desejos!

Terminada a leitura da história falamos sobre os desejos de cada um, desejos realizados e por realizar!  

As ilustrações desta história são encantadoras, lindíssimas! A narrativa não lhe fica atrás! Uma forma empática de mostrar às crianças que todos podemos ser felizes se olharmos para os outros como igual, seres de sonhos e desejos e que o poder de fazer os outros felizes é o Universo a retribuir!

   

" Pede Um Desejo" 

 "Uma vez por ano, os desejos lançam-se no ar, cheios de esperança, com uma luz sempre a brilhar: O Coelho apanha um desejo pela primeira vez. Tem tanta sorte que consegue logo três! Mas, sem a certeza sobre que maravilhas pedir, pede ajuda aos seus amigos para se decidir. Com os conselhos do Rato, da Raposa e do Urso, o Coelho descobre que pensar nos outros pode trazer a melhor riqueza de todas".






 


Ainda tivemos tempo para ouvir uma pequena história sobre "birras ", deixo-vos aqui o link para assistirem ao vídeo! 

https://www.youtube.com/watch?v=7BQZkS3qAGc 

 

 

" Bernardo faz uma birra " 

 

Era uma vez um rapaz chamado Bernardo. 

Ele queria ficar acordado a ver um filme de

 cow-boys na televisão.

- Não - disse a mãe. - É muito tarde. Vai para a cama.

- Olha que eu faço uma birra - disse o Bernardo.

- Então faz - respondeu a mãe.

E ele fez. Uma birra muito, muito grande. 

Fez uma birra tão grande que a birra se transformou numa nuvem negra que rebentou em trovões, relâmpagos e granizo.

- Já chega - disse-lhe a mãe.

Mas não serviu de nada.

A birra do Bernardo transformou-se num furacão que destruiu telhados, chaminés e campanários.

- Já chega - disse-lhe o pai. Mas não serviu de nada.

A birra do Bernardo transformou-se num tufão que arremessou cidades inteiras para o mar.

- Já chega - disse-lhe o avô.

Mas não serviu de nada.

A birra do Bernardo transformou-se num tremor de terra que partiu com a crosta da terra como se fosse um gigante a partir ovos.

- Já chega - disse a avó.

Mas não serviu de nada.

A birra do Bernardo transformou-se num tremor do universo, e a Terra e a Lua, as estrelas e os planetas, o país do Bernardo e a cidade do Bernardo, a rua dele, a casa dele, o jardim dele e o quarto dele ficaram reduzidos a pedacinhos a girar no espaço.

O Bernardo sentou-se num bocado de Marte e pôs -se a pensar.

Pensou que se fartou.

"Por que é que fiz uma birra tão grande?", pensou ele.

Mas não conseguiu lembrar-se.

E tu, lembras-te?







 As birras são comuns nas crianças pequenas; são a forma que elas têm de lidar com sentimentos complexos. Por isso, é importante compreender o que a criança está a viver e, claro, evitar certas situações que lhes possam dar origem. 

https://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-pais/noticias/ver?id=135084